«Uma Onda Pequenina» ou o Maior Mar do Mundo?

Literatura

 

uma onda 2

Quem tem medo de tubarões? Eu tenho. Mas se vieres comigo eles não existem. Conheço um livro onde o mar é diferente, porque podes colocar no fundo dele o que quiseres. Um fundo de mar com uma cereja e uma menina, uns peixinhos e uma chupeta, imagina. «Uma Onda Pequenina», do Planeta Tangerina, tem um menino que nos leva a molhar os pés, os braços e depois o corpo todo. Mergulhamos num livro feito de água e só possível a 2. 2 de dois menino(a)s.

Uma onda pequenina
correu pela areia
e veio acabar em espuma
ao fundo da página
de um livro, 
onde um menino molhava os pés
a acreditar que ali era o mar

E ao acreditar o mar tornou-se real. E ao tornar-se real este livro molhou-me quando o menino salpicava salpicos de água salgada. 

Toque com o dedo indicador na imagem abaixo por favor. Devagar para não estragar o ecrã. Ao pressionar ligeiramente vai acordar um dos seixos.

uma onda

A colecção de cantos redondos com “livros interactivos e digitais” do Planeta Tangerina, que por exemplo também nos surpreende com «Este Livro Está a Chamar-te – não ouves?», consegue devolver às crianças e aos adultos o poder da imaginação que os anos foram roubando. Os convites em frases para tactear ou cheirar recuperam o dom da palavra “interactividade”, sem que a associemos de imediato a um instrumento da tecnologia…  da mais avançada das avançadas das tecnologias. Interactividade é entre pessoas.

No cimo desta página o leitor vê uma foto do livro e, se ficar sem paciência, salta fora deste mundo virtual e navega – curiosa expressão sobre o que falamos – para outros mares. Mas, caro leitor, se eu lhe pedir para ficar aqui um pouco mais a falar comigo? Talvez no meio desta tecnologia existam nomes e brincadeiras. Como se chama? Quer vir comigo até uma onda pequenina? Se vier os tubarões deixam de existir no mar e com eles deixa de existir o meu medo. O meu, o seu e o deste menino que molhava os pés a acreditar que ali era o mar.

Este livro, só possível a 2… a 2 de menino(a)s e a 2 de Isabel Minhós Martins e Yara Kono… vai dar-lhe a si e dar-te a ti um novo amigo e vai lembrar-te que o mar será sempre aquilo que quiseres. A história recomeça sempre contigo. Em loop ah ah ah, em loop muito próprio de uma magia que irás reconquistar no reino do papel.

<Texto>O Menino Nuno F. Santos