Ciclos, Curtas e «Ferrugem e Osso»

Cinema

ferrugem-e-osso-comentario

Ferrugem e Osso

Na sala de cinema de um teatro, o do Campo Alegre no Porto, há um ciclo dedicado à Saúde & Doença. Isso mesmo. E um dos comissários do ciclo, António Roma Torres, escolhe para hoje à noite o filme  Assim é o Amor, de Mike Miils, uma  escolha de que em fim de filme terá os comentários e uma natural conversa  com a psiquiatra Rosa Maria Grangeia. Na mesma sala, mas já à parte a V edição do ciclo, e a partir de amanhã Quarta-Feira, com sessões às 18h30 e às 22h00, há Ferrugem e Osso, de Jacques Audiard, o mesmo que realizou De Tanto Bater o Meu Coração Parou ou O Profeta. Em Ferrugem e Osso, um jovem pai desempregado envolve-se no mundo dos combates de “kick boxing”, mas o encontro com uma mulher… sempre o encontro com uma mulher, que por acaso é interpretada aqui por  Marion Cotillard, cria uma série  de acontecimentos que testam ao limite personagens e todos os que virem o filme.

 

Associação Milímetro e Cineclube passam… pelo Passos Manuel

dieter

O Pequeno Dieter Precisa Voar

ESTA QUINTA-FEIRA, às 22h00 no Passos Manuel, Porto, é exibido «O Pequeno Dieter Precisa Voar», de 1997, com realização de Werner Herzog.

As aventuras e desventuras, contadas na primeira pessoa, do piloto Dieter Dengler, um alemão que  viajou para os Estados Unidos com o intuito de se tornar um piloto militar. Durante a guerra do Vietname o seu avião foi abatido, em Laos, mas Dieter sobreviveu. Este é mais um filme promovido pela Associação Milímetro Porto e do ciclo dedicado a Herzog. Na página de facebook da milímetro (https://www.facebook.com/associacao.milimetro) pode ver mais informações sobre mais ciclos de cinema.

De muitos ciclos de cinema se fez e, se espera, venha a fazer o Cineclube do Porto que comemora a 13 de Abril 68 anos. Precisamente, as comemorações, decorrem esta sexta e sábado. O Filme-Concerto “A propos de Nice”, de Jean Vigo, com música ao vivo de Eliana Veríssimo e a escolha de um filme por Alexandre Alves Costa, para ver apenas no Passos Manuel no dia seguinte, fazem parte do programa de festas, que contempla também uma angariação de fundos.

 

Cinemateca Celebra Abril

“Um olhar para o cinema do pós-25 de Abril de 1974 exige uma atenção particular ao cinema das cooperativas e de outros colectivos cinematográficos criados em Portugal, como a Cinequanon, a Cinequipa, o Grupo Zero, a Unidade de Produção Cinematográfica nº1, ou o Centro Português de Cinema (CPC), que conheciam um período de grande efervescência”.   Dos “Filmes das Cooperativas”,  parte das cópias  é de época e tem sinais de desgaste.  O programa da Cinemateca, em Lisboa, conclui com duas sessões especiais: a véspera da celebração dos 39 anos da Revolução é assinalada por 25 Canções de Abril e  pinturas murais filmadas por Ana Hatherly.

 

Curtas de Vila do Conde – Informação Útil para Concurso

curtas2013preview

Estão abertas as inscrições para o 21º Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, que decorrerá de 6 a 14 de Julho de 2013. Aceitam-se novas curtas-metragens produzidas em 2012 ou a produzir em 2013, de duração máxima até 60 minutos, em película (35 ou 16 mm) ou vídeo. Pode submeter novos filmes nas seguintes competições:

INTERNACIONAL (ficção, documentário ou animação);

NACIONAL (ficção, documentário ou animação);

EXPERIMENTAL;

VÍDEOS MUSICAIS;

CURTINHAS (filmes para crianças e jovens)

TAKE ONE! (filmes de escola; esta competição tem um regulamento próprio)

O regulamento deverá ser confirmado em http://curtas.pt/festival_submissions/

O envio deverá ser assegurar a recepção dos filmes pelo festival antes das datas limite:
– 12 de abril de 2013 – Competição Internacional, Experimental, Vídeos Musicais e Curtinhas
– 24 de maio de 2013 – Competição Nacional e Competição Take One!